Torneios de Tênis

Respiração nos esportes

  Se você já praticou algum tipo de esporte pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto é importante saber administrar o fôlego. E sabe também que para conquistar bons resultados é necessária uma boa dose de disciplina nos treinamentos e nos cuidados com seu próprio corpo. 


Mesmo para os chamados atletas de fim de semana, que teoricamente não estão muito preocupados com sua performance, é importante saber respirar durante a prática de corrida, natação, caminhada, futebol, tênis, golfe, etc. Isso porque a principal finalidade destes amadores é o bem-estar, a satisfação de praticar tudo isso. E eles se sentirão muito mais satisfeitos caso não estejam “tropeçando na própria língua” no final da atividade. 

Já para os atletas profissionais de alto desempenho, é imprescindível saber administrar a respiração. Isso pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso em determinada competição. Hoje em dia são muitos os competidores que procuram as diversas representações da Universidade de Yôga em busca de uma melhor performance. Alguns deles em busca de mais flexibilidade. Outros visando maior poder de concentração Mas todos eles objetivando também aprender os pránáyámas e com isso passar a respirar mais e melhor. 

Em se tratando de torneios, campeonatos e afins, existe um fator fundamental que faz com que o SwáSthya Yôga contribua para a conquista de bons resultados: trata-se do aprendizado para se lidar com o stress de competição. 

Entre outras técnicas, podemos citar o nadí shôdhana pránáyáma, que pode ser realizado momentos antes do início do início de um torneio ou disputa. Esta técnica consiste em alternar as narinas em atividade, efetuando a troca sempre que os pulmões estiverem cheios. Na prática, deve-se inspirar primeiramente pela narina esquerda, obstruindo-se com o dedo médio da mão direita a narina deste mesmo lado. Depois de manter o ar nos pulmões durante alguns segundos, expira-se pela narina direita, agora com o mesmo dedo da mão direita obstruindo a narina esquerda. Sem ar nos pulmões, não se deve trocar a narina em atividade. Inspira-se pela mesma narina direita, para só então trocar na próxima expiração. 

Esta técnica deve ser utilizada durante o tempo que o esportista julgar necessário. Se estiver muito ansioso, a respiração deve ser feita durante um período mais prolongado. Uma boa dica é observar seus batimentos cardíacos e aprender qual a frequência ideal para cada tipo de esporte ou de competição. Para isso não existe uma tabela, já que cada indivíduo tem a sua particularidade e uma forma diferente de reagir a cada situação. Observe a si mesmo e procure identificar quantos batimentos cardíacos por minuto o conduzem a um melhor rendimento. E procure fazer isso sem a ajuda de aparelhos como o frequencímetro, caso contrário você ficará dependente e deixará de aproveitar o grande prazer que a observação do próprio corpo pode nos proporcionar. 

Tudo isto lhe proporcionará uma melhor administração de suas emoções e, conseqüentemente, melhores resultados na sua prática esportiva... seja ela profissional ou não. 



Daniel Tonet
Diretor da Uni-Yôga Bueno - Goiânia / GO
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis