Torneios de Tênis

Ver USOPEN 2009 na SPORTV ou na ESPN


Segunda-feira, dia 31 de agosto se inicia o último Grand Slam da temporada de 2009, o US OPEN, e agora nós brasileiros apreciadores e praticantes de tênis temos a oportunidade de assistir tudo o que acontece nesse grande evento em dois canais de esportes pertencentes a grupos de comunicação diferentes, a SPORTV do grupo de canais da GLOBO e a ESPN, grupo dos EUA que agora diz ter filial produzindo material em português na cidade de São Paulo.
 
Muito bem, uma concorrência entre canais pela audiência de seus assinantes pode ser interessante e quem sabe as transmissões podem melhorar em aspectos importantes que hoje estão atrelados a conveniência da grade do canal e ao sinal previamente comprado. A transmissão preferencial de um único canal me parece que gera um certo conforto e relaxamento por parte de quem traz esse conteúdo para os assinantes, e isso acabava deixando muita coisa a desejar. Existem muitos aspectos que podem ser aprimorados nas transmissões de tênis no Brasil, e alguns deles são independentes da geradora do sinal dos jogos.

Não parece mas muitas vezes temos diversos brasileiros disputando os torneios grandes de tênis, em especial o USOPEN que acontece em NY onde é relativamente perto.

Então a pergunta é: por que não vemos os jogos dos brasileiros passando na TV?


Tivemos nada menos que 8 jogadores brasileiros disputando o qualificatório do USOPEN desse ano que contou com 128 jogadores e deu 8 vagas entre eles, ou seja para entrar na chave principal do torneio foi preciso ganhar 3 jogos no qualificatório. Dos 8 somente Thomaz conseguiu passar e se juntou a mais dois brasileiros na chave principal (Thiago e Daniel) que já tinham ranking para entrar direto na chave, assim teremos no mínimo 3 jogos de brasileiros na chave principal do USPOPEN, ok.

Mesmo estando na chave principal, ou seja entre os 128 melhores jogadores, de um dos 4 maiores torneios do planeta ainda é incerto se esses jogos dos brasileiros serão transmitidos para NÓS, BRASILEIROS.

Entendo que pedir que o qualificatório fosse transmitido, com os 8 brasileiros jogando, de fato seria pedir demais, já que a geradora talvez nem consiga oferecer essas transmissões, mas mesmo assim acredito que esses jogos seriam de grande importância pra muita gente.

Por outro lado transmitir no mínimo os 3 jogos dos brasileiros na chave principal é algo obrigatório, e caso tenha obstáculos da geradora que isso seja colocado aos assinantes com as devidas ações que estão sendo tomadas para que nos próximos anos isso seja resolvido e possamos assistir aos nossos jogadores nos maiores torneios do mundo.

Me lembro que no ano passado no USOPEN 2008 a SPORTV com força de vontade e capacidade de adaptação conseguiu fazer uma transmissão do jogo do Thiago Alves que acontecia em uma quadra onde não era possível ter transmissões diretas, foi feita uma "gambiarra" com uma câmera de segurança e com isso tivemos imagens inéditas desta importante conquista do Thiago que ganhando do Capdeville no 5º set conseguiu ir para a segunda rodada do torneio e enfrentar Roger Federer na quadra central, aí sim já com tudo que ele tem direito, transmissão para o Brasil, desafios, etc.

Mesmo assim isso me pareceu que só tiveram vontade de transmitir o jogo e foram atráz disso depois que notaram que o brasileiro poderia ganhar.

Com certeza seria melhor pensar na programação dando prioridade para os jogos de brasileiros.


Imagine um brasileiro passando por várias rodadas de um Grand Slam e ao mesmo tempo em que esse brasileiro estivesse jogando um outro jogo com Federer ou Nadal estivesse acontecendo, será que veríamos o que na TV no Brasil?

Se a concorrência entre esses dois canais, SPORTV e ESPN, conseguisse fazer com que jogos diferentes fossem transmitidos e conquistas diferentes estivessem sendo pleiteada com a geradora isso já seria ótimo.



Outra coisa que pode ser bem chata é quando você está assistindo um jogo e é levado inesperadamente no meio do jogo para uma outra partida enquanto a partida que você estava acompanhando é esquecida!
 


Dar os resultados e alguns "flashs" de outras partidas é útil e interessante, mas tudo tem limite. Minha avó já dizia que não dá pra sentar em todas as cadeiras se você só tem uma bun... no caso deles, um canal.
 
Tanto a SPORTV como a ESPN fazem isso em muitos momentos da transmissão, acho que eles devem pensar que passar um jogo todo sem interromper é muito intediante, a conclusão é que tentão mostar tudo de mais legal que está acontecendo e acabam não mostrando nada direito. Mas com certeza a ESPN é mestre em fazer esse tipo de lambança.

Veremos como as coisas serão feitas esse ano e ao final do torneio falaremos mais sobre as transmissões do USOPEN 2009.
 
 
Conclusão final

Muito bem, hoje dia 14 de setembro, ao final do USOPEN é possível fazer um balanço sobre como esse torneio chegou para os brasileiros que pagam suas mensalidades, e não é nada barato, pra ter acesso aos eventos de tênis pela TV.


ANÁLISE DA SPORTV

Narração e comentários: 7.0

Um lado muito positivo da SPORTV foi ela ter enviado Eusebio Resende, Dácio Campos e Maria Esther Bueno para NY, esse grupo nos jogos importantes fazia a narração e estando ao vivo no evento de fato a emoção da transmissão é outra. Pena que o evento teve atrasos por conta da chuva e a final ocorreu na segunda-feira, muito provavelmente isso fez com que a equipe não pudesse fazer a parte mais importante do evento, que é a final masculina, aí faltou um plano B. Só por isso que a nota não foi melhor. OBS.: Maria foi a maior jogadora de tênis do Brasil, uma lenda viva e reconhecida mundialmente no meio tenístico, mas comentando ainda é 5º classe e pode evoluir muito.

Qualidade das imagens: 4.0

A qualidade do sinal da SPORTV foi o grande vilão este ano, com muitos problemas de sinal alguns jogos são interrompidos e ficavam sem imagem, perdendo muitos lances importantes do jogo, inclusive na final masculina. Enquanto isso a ESPN tinha seu sinal em perfeito estado e talvez muitos assinantes depois de pular de canal não retornavam mais.

Escolha de jogos transmitidos: 5.0

Apesar desse ponto nem sempre estar 100% nas mãos dos canais que compram o direito de transmitir o evento a uma determinada área do globo terrestre, e sim ao que é disponibilizado para eles, dentro de um pacote, tem que haver mais força para que jogos de brasileiros sejam priorizados, a Argentina é a força que é hoje e tem um tenista ganhando o USOPEN não por sorte, como teve o Brasil com o Guga, mas sim por competência e trabalho por parte das pessoas responsáveis pelo esporte no país, e as emissoras são muito importantes nesse sistema. Ainda que este ano tivemos 3 jogos dos 4 que brasileiros disputavam na chave principal de simples, veja que nem está sendo cobrado os jogos de duplas e nem do qualificatório, apenas todos os jogos de simples. Assim ficamos sem ver a única vitória brasileira do Thomaz na primeira rodada.

Informações na grade geral de programação: 5.0

Alguns noticiários de "esporte" que falam basicamente de futebol, poderiam discutir mais o tênis, são tantas mesas redondas sobre futebol e nenhuma sobre o tênis, ao menos no momento em que grandes torneios são disputados. Imagine, chamar pessoas como Dácio, Fininho e tantos outros que tem muita capacidade para falar já que ainda estão trabalhando ativamente em contato com o mundo do tênis profissional, seria muito legal para o assinante ter um programa só sobre tênis.

Geral: 6.0 (média de 5,25)

 




ANÁLISE DA ESPN

Narração e comentários: 4.0

A narração e o comentário desse canal passa muitas vezes do útil ao inútil em um piscar de olhos, fazer brincadeiras e contar histórias curiosas é algo muito bem vindo, principalmente quando se está por horas fazendo a transmissão de jogos ao vivo, isso é bom para descontrair os profissionais que estão trabalhando e também o público que acompanha as partidas. O problema é que são incontáveis as vezes quando o limite entre o legal e o bizarro é ultrapassado, opniões e falas que no mínimo são muito polêmicas causam nos assinantes sentimento de amor por parte de um grupo e ódio por parte de outro grupo. Nem sempre dizer o que se pensa sobre tudo é possível, se fosse assim com certeza as palavras para descrever esse ponto da ESPN também seriam outras.

Qualidade das imagens: 5.0

Os problemas que a SPORTV teve, de corte na transmissão, dificilmente acontecem com o sinal da ESPN, por outro lado a representação do canal no Brasil não tem autonomia nenhuma sobre as imagens que chegam em um pacotão para américa do sul e assim as informações que são escritas na tela, na lingua de nossos vizinhos argentinos, continuam iguais. Isto é no mínimo uma falta de atenção ao público brasileiro, está na hora de melhorar e traduzir isso para o português.

Escolha de jogos transmitidos: 4.0

Nesse aspecto a ESPN deixa muito a desejar, muito mais que na SPORTV, eles não sabem em qual jogo ficar. Isso deixa qualquer "fã dos esporte" louco, quem é de fato fã do tenis quer ver todos os pontos do início ao fim de cada partida e não ficar pulando de quadra em quadra assim que começa um jogo com um jogador(a) melhor classificada. São incontáveis as vezes que um jogo foi inicialmente televisionado e interrompido para mostrar outra partida que teoricamente teria maior audiência. Sem contar os irritantes "flashs" que levam a um jogo que está sendo finalizado ou em momento melhor que o atual, essa ação é típica das transmissões da ESPN, dinovo isso está ligado ao pacotão que chega para américa do sul, quem tudo quer nada tem.

Informações na grade geral de programação: 6.0

O canal conta com maiores informações sobre como está o andamento dos torneios cobertos, em alguns noticiários até são convidados comentaristas para falar a respeito, mas mesmo assim ainda é pouco.

Geral: 5.0 (média de 4,75)

 

 
 
Mesmo com todos os problemas o saldo é positivo e com certeza ver dois canais passando tênis no Brasil é muito bom. Se for dada maior importância para estes eventos com certeza o público brasileiro pode passar a apreciar melhor o tênis e assim aumentar o fomento ao esporte.
 

Leia-me

No Portal Torneios de Tenis as informações sobre eventos competitivos são disponibilizadas, e todos os torneios aqui listados são abertos ao público em geral. Os torneios são cadastrados por seus responsáveis gratuitamente. Leia todas as recomendações e termos de uso aqui antes de navegar.

Torneios amadores

Newsletter

Receba desafios e infos do tênis mensalmente por email
Please wait

Evolua seu nível

1. Tático
Planejando suas próximas jogas taticamente.
2. Mental
Fortalecendo aspectos mentais e emocionais.
3. Físico
Desenvolvendo sua ferramenta corpo.
data-full-width-responsive="true">
 

Ana Ivanovic

Ana Ivanovic sobre bolas rosas

 

Ringtênis

  DOWNLOAD


Se o som da bolinha soa como música para seus ouvidos, baixe esse som e coloque como ringtone em seu celular.

Desafie-se

destaque renan torneiosdetenis